Datas são essenciais para a organização e o entendimento do tempo pelos seres humanos. Desde tempos ancestrais aos dias atuais, a humanidade tem usado datas para marcar eventos importantes, registrar histórias e planejar o futuro. […]
Datas são essenciais para a organização e o entendimento do tempo pelos seres humanos. Desde tempos ancestrais aos dias atuais, a humanidade tem usado datas para marcar eventos importantes, registrar histórias e planejar o futuro. Datas significativas, como aniversários, feriados e celebrações, servem para unir pessoas e reforçar laços sociais. Nos permitem conectar às tradições e memórias coletivas e pessoais. Além disso, a marcação de datas facilita a organização da vida cotidiana, ajudando na coordenação de atividades, eventos e obrigações.
No campo científico e tecnológico, ela tem papel importante para o desenvolvimento. A datação dos registros históricos, nos permite compreender melhor os fenômenos naturais e a evolução das sociedades humanas. Assim, a data não só organiza a vida social e cultural, mas também sustenta a investigação e a compreensão do nosso mundo.
No âmbito da catalogação baseada no AACR2r, a data é um importante elemento de descrição. É regida pela regra 1.4F1, que trata da sua aplicação para itens publicados ou distribuídos….
Texto de: Fernando Modesto é Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.