Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS)

O Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS) é uma ferramenta informatizada capaz de gerenciar, armazenar, preservar e disseminar em formato digital o conhecimento científico, tecnológico, artístico-cultural e técnico-administrativo produzido nas comunidades do Centro Paula Souza. Ao lançarem mão dessa ferramenta, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) contam com o apoio institucional e tecnológico necessário para:

  1. Garantir o acesso, a gestão e a preservação da produção científica, tecnológica, artística-cultural e técnico-administrativa;
  2. Permitir ampla disseminação do conhecimento acadêmico e técnico-administrativo produzido nas instituições;
  3. Potencializar e promover intercâmbios na tríade ensino, pesquisa e extensão;
  4. Contribuir com os projetos de internacionalização através da disseminação do conhecimento em âmbito nacional e internacional;
  5. Reconhecer e valorizar as competências e os esforços das comunidades discente, docente e técnico-administrativa;
  6. Entender que os maiores benefícios do investimento público numa oferta educacional devem ser para o cidadão e para o profissional bem formado, através do conhecimento produzido e transmitido nas instituições de ensino.

Documentos

PORTARIA CEETEPS-GDS N° 3013, de 27 de maio de 2021, institucionaliza o Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC – CPS) – link para abrir documento no ND

PORTARIA CEETEPS-GDS N° 3015, de 27 de maio de 2021, que estabelece os procedimentos de entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso às Etecs às Fatecs, para disponibilização no Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC – CPS). – link para abrir documento no ND

PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 3793, de 10 de novembro de 2023, com objetivo de garantir o acesso, a gestão, a preservação e a disseminação da produção científica, técnica, tecnológica, artística-cultural e técnica-administrativo produzida em suas respectivas comunidades.

PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 3794, de 09 de novembro de 2023, Designa o Comitê Gestor do Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (CG-RIC-CPS)

MEMORANDO CIRCULAR NB/CGD N° 006/2021 – Capacitação Piloto do Repositório Institucional do Conhecimento (RIC-CPS), Artigos de periódicos do Centro Paula Souza.

MEMORANDO NB/CGD N° 009/2021 – Institucionalização do Repositório Institucional do Conhecimento (RIC-CPS) nas unidades de ensino que contam com bibliotecário(a).

MEMORANDO NB/CGD N° 011/2021 – Orientação quanto ao Termo de Autorização – Depósito e disponibilização dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional do Conhecimento (RIC-CPS).

MEMORANDO NB/CGD Nº 014/2021 – Capacitação Normalização de Trabalhos Acadêmicos (TCC e TG) para Bibliotecários.

Políticas de Submissão de TCC no RIC-CPS  – Política com objetivo de estabelecer os procedimentos de gestão e submissão dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) no RIC-CPS, tendo em vista sua implementação nas unidades de ensino do Centro Paula Souza (CPS).O material pode ser acessado clicando aqui.

Manual