Filtro de Daltonismo

Tecnologias para o ensino/aprendizagem da catalogação em RDA

Resumo: A Resource Description and Access foi adotada como padrão para a catalogação, trazendo mudanças significativas nos processos de descrição bibliográfica. No entanto, no Brasil, a adoção da RDA tem sido lenta e enfrenta obstáculos, como a […]

14 de agosto de 2024 10:00 am Artigo, Destaque

Resumo: A Resource Description and Access foi adotada como padrão para a catalogação, trazendo mudanças significativas nos processos de descrição bibliográfica. No entanto, no Brasil, a adoção da RDA tem sido lenta e enfrenta obstáculos, como a falta de recursos pedagógicos em português. O objetivo deste artigo é apresentar o protótipo de software RDA PARA TODES como uma nova opção tecnológica para o ensino e aprendizagem da nova diretriz de catalogação. Aborda as estratégias de implantação e o treinamento de bibliotecários nos países do Comitê Diretivo para o Desenvolvimento da RDA, fazendo uma comparação com a realidade brasileira. Também apresenta as possibilidades de uso das tecnologias para o ensino/aprendizagem, destacando as possibilidades de uso de aplicativos desenvolvidos em plataformas no-code/low-code, como recurso facilitador no processo de aprendizagem. O desenvolvimento ágil foi utilizado, com a aplicação….

Saiba mais, aqui!

Autores: GROEHS, Adriane; ARDIGO, Julibio David; PEREIRA, Ana Maria.

Compartilhe


Veja também