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SEMANA PAULO FREIRE 2024 “Paulo Freire e a educação ambiental como um ato político: preservação dos recursos naturais – Rio Pardo na berlinda”

O PROJETO SEMANA PAULO FREIRE é realizado todos os anos pela Biblioteca da unidade com a colaboração e participação de toda comunidade escolar. Contou com várias atividades de acordo com o tema escolhido deste ano: […]

O PROJETO SEMANA PAULO FREIRE é realizado todos os anos pela Biblioteca da unidade com a colaboração e participação de toda comunidade escolar. Contou com várias atividades de acordo com o tema escolhido deste ano: “Paulo Freire e a educação ambiental como um ato político: preservação dos recursos naturais – Rio Pardo na berlinda” tendo como objetivo apresentar e divulgar a vida e obra de Paulo Freire colaborando para a compreensão de pertencimento de uma sociedade local e ampliando para uma sociedade global, fomentando atitudes de responsabilidade e construção de um mundo justo e solidário. Pois a educação ambiental, segundo Paulo Freire é defender os princípios éticos respeitando a vida humana, a vida dos animais, os rios e florestas e preservar o meio ambiente é uma prática educativa, uma aprendizagem com visão crítica e libertadora. (2000). Neste contexto, a escola é um espaço para uma educação completa, incluindo a educação ambiental, oportunizando ao aluno desenvolver uma visão crítica da sociedade, podendo agir para uma verdadeira transformação social e sujeitos comprometidos com a preservação da vida.
Dentre as atividades realizadas nos dias 08, 09 e 10 de maio, se destacaram:
– Pesquisas sobre o educador Paulo Freire, sobre preservação dos recursos naturais e sobre o Rio Pardo, rio que banha a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo; Concurso, Palestras, Exposição de fotografias, Momentos de reflexão às margens da represa local, com leituras de poesias e discussão sobre o meio ambiente.


Este evento contou com a participação de toda a comunidade escolar e pode-se afirmar que as atividades trouxeram momentos de descontração e muito conhecimento, pois o propósito maior é firmar o compromisso com a formação integral do aluno no sentido de aguçar o senso crítico e o diálogo entre diferentes sujeitos e diferentes contextos, pois de acordo com Paulo Freire, a educação é comunicação e diálogo.

Idealização, organização e curadoria: Haidê Augusta da Rosa – Bibliotecária – Ricardo Rosa – coordenador pedagógico.

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