Filtro de Daltonismo

Roda de reflexão e contação de histórias marca ação do Setembro Amarelo para os alunos do Programa Novotec em parceria com a Etec de Itararé-SP

Em apoio ao Setembro Amarelo, foi realizada a ação “Roda de reflexão e contação de histórias” com os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas intercomplementares Programa Novotec Integrado: E.E. Dr. Epaminondas Ferreira […]

9 de outubro de 2024 10:00 am Boas práticas, Destaque

Em apoio ao Setembro Amarelo, foi realizada a ação “Roda de reflexão e contação de histórias” com os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas intercomplementares Programa Novotec Integrado: E.E. Dr. Epaminondas Ferreira Lobo e E.E. Esther Carpinelli Ribas. Mediada pela professora Manoela Lara e por Marinara Ferreira, bibliotecária da Etec de Itararé-SP, a atividade de biblioterapia com o livro “A Árvore Generosa” do autor Shel Silverstein, proporcionou um espaço acolhedor de reflexão e diálogo sobre temas como empatia, colaboração e a importância do cuidado mútuo.

A roda de conversa permitiu que os alunos compartilhassem suas angústias e os desafios enfrentados no cotidiano da vida escolar. Durante o encontro, cada aluno escreveu seus medos e frustrações em pequenos papéis, que foram queimados em um ato simbólico de superação e renovação. Em seguida, eles participaram da criação de uma árvore colaborativa com post-its, simbolizando a importância de cada indivíduo no grupo, reforçando a mensagem de que a união e o apoio mútuo são essenciais para superar os obstáculos.

A ação destacou o papel da leitura como um instrumento de acolhimento, reflexão sobre saúde mental e bem-estar. Com grande adesão e envolvimento, a atividade ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos refletirem sobre suas emoções e fortalecerem seus laços dentro da comunidade escolar, alinhando-se aos propósitos do Setembro Amarelo.

Equipe Responsável – Bibliotecária Marinara e Professora Manoela Lara.

Você pode acompanhar mais publicações desta unidade no Instagram: https://www.instagram.com/etecdeitarare/ https://www.instagram.com/marinara_biblio/