Retrato das discussões nacionais sobre a atual situação das bibliotecas escolares e a Lei 12.244/2010

O trabalho trata sobre universalização das bibliotecas escolares, tendo como objetivo geral identificar o que foi publicado no Brasil sobre a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares. Para tal, a opção metodológica aplicada foi a […]

13 de março de 2024 3:56 pm Artigo, Biblioteca escolar, Destaque

O trabalho trata sobre universalização das bibliotecas escolares, tendo como objetivo geral identificar o que foi publicado no Brasil sobre a Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares. Para tal, a opção metodológica aplicada foi a pesquisa bibliográfica, teórica, quantitativa, qualitativa e exploratória. O estudo se justifica pois é um esforço inicial em identificar as discussões científicas sobre a lei 12.244, ademais atualmente já passou o tempo de adaptação à lei. Os resultados da pesquisa mostraram que, em geral, os temas das publicações versam a respeito da lei e de aplicações em maioria regionais; além disso, percebeu-se uma grande quantidade de autores que estão vinculados a associações e conselhos regionais.