O que é importante para escrever bem? Ler!

O módulo inicial do Viagem literária, começou com boas e divertidas histórias contadas pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Presente em várias edições do programa, o autor relembrou com carinho das muitas andanças […]

29 de junho de 2023 10:38 am Leitura e Informação

O módulo inicial do Viagem literária, começou com boas e divertidas histórias contadas pelo jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão. Presente em várias edições do programa, o autor relembrou com carinho das muitas andanças que fez pelas diferentes cidades do estado de São Paulo. “Percorrer o interior é algo muito familiar para mim porque me tornei escritor dentro de uma biblioteca. Por isso, tenho o maior respeito pelos bibliotecários e paixão pelas bibliotecas”, conta.

Para ele, o Viagem Literária é uma oportunidade única para os escritores e contadores de histórias despertarem o amor pela leitura, especialmente em uma época em que os livros concorrem diretamente com as redes sociais, internet e videogames. “É de suma importância que os autores conversem diretamente com o público e as bibliotecas ofereçam atividades interessantes e atrativas para a população.”

Entre suas lembranças, o escritor destacou os principais temas de suas oficinas, como o processo de criação de personagens e onde busca inspiração para suas obras. Contou ainda a privilegiada aula que recebeu do escritor Nelson Rodrigues quando ainda era um novato repórter no jornal Última Hora. “Eu via o Nelson escrever um conto por dia e quando tive oportunidade perguntei para ele onde encontrava tanto assunto. E a resposta foi: ‘Eu olho pela janela, o assunto é a vida’.” Lição aprendida. Ignácio de Loyola Brandão olhou pela janela e escreveu o Brasil.

Literatura Brasileira no XXI

O módulo inicial do Viagem Literária teve ainda a presença dos professores da Unifesp Luís Fernando Prado Telles e Pedro Marques. À dupla coube a missão de explicar a escolha do tema que irá embalar todas as 360 ações do programa: a Literatura Brasileira no XXI. Criado em 2008, como uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e a SP Leituras, o projeto abrange oficinas de criação literária mensais realizadas alternadamente na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos. O conteúdo gerado durante os encontros é publicado no site do projeto, que conta ainda com uma revista de artigos chamada Cadernos Acadêmicos.

Conheça o projeto

Compartilhe


Veja também