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RESUMO Considerando que, em todas as suas tipologias, as bibliotecas são dispositivos de apoio à inclusão social quando se tornam promotoras da cultura, da educação e da ciência, entende-se que suas atividades de mediação da […]
RESUMO
Considerando que, em todas as suas tipologias, as bibliotecas são dispositivos de apoio à inclusão social quando se tornam promotoras da cultura, da educação e da ciência, entende-se que suas atividades de mediação da informação, ao alcançarem as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, podem colaborar decisivamente para o desenvolvimento do protagonismo social. A partir desse pressuposto temos realizado pesquisas nos últimos anos com o objetivo de compreender essas atividades em uma revisão sistemática da literatura (RSL), identificando e categorizando seus atributos e as zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita da informação, entendendo que na observação dessas zonas de interseção pode-se obter maior efetividade na realização dessas atividades, em especial quando a análise focalizar o possível alcance das cinco dimensões da mediação da informação. Os resultados da pesquisa podem vir a contribuir para o estabelecimento de parâmetros de aperfeiçoamento das atividades mediadoras da biblioteca. Para tanto adotou-se como referencial teórico as contribuições de Almeida Junior, Gomes e Perrotti. Os resultados alcançados até o momento correspondem à identificação de atividades-chave da mediação explícita e implícita, seus atributos e subatributos, assim como 14 (quatorze) zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita, sendo que neste trabalho são apresentadas 04 (quatro) delas: a construção da ambiência informacional de qualidade e inclusiva; a adoção de dispositivos de apoio à inclusão; a mediação da informação em ambientes virtuais e a qualificação do bibliotecário-mediador de leitura. Na etapa da pesquisa em andamento se está analisando com maior acuidade os possíveis indicadores de qualidade dessas atividades, como também identificando e analisando elementos constitutivos das cinco dimensões da mediação da informação que têm maior ou menor tendência de alcance a partir dessas zonas de interseção, buscando-se contribuir para a maior efetividade da mediação para o acesso, uso e apropriação da informação.