Gerenciar Cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Política de Cookies

Sempre ativo

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir

Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir

Filtro de Daltonismo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Mediação explícita e implícita: atividades, atributos e zonas de interseção para o alcance das dimensões da mediação da informação  (Artigo)

RESUMO Considerando que, em todas as suas tipologias, as bibliotecas são dispositivos de apoio à inclusão social quando se tornam promotoras da cultura, da educação e da ciência, entende-se que suas atividades de mediação da […]

2 de março de 2023 3:31 pm Artigo, Destaque

RESUMO

Considerando que, em todas as suas tipologias, as bibliotecas são dispositivos de apoio à inclusão social quando se tornam promotoras da cultura, da educação e da ciência, entende-se que suas atividades de mediação da informação, ao alcançarem as dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, podem colaborar decisivamente para o desenvolvimento do protagonismo social. A partir desse pressuposto temos realizado pesquisas nos últimos anos com o objetivo de compreender essas atividades em uma revisão sistemática da literatura (RSL), identificando e categorizando seus atributos e as zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita da informação, entendendo que na observação dessas zonas de interseção pode-se obter maior efetividade na realização dessas atividades, em especial quando a análise focalizar o possível alcance das cinco dimensões da mediação da informação. Os resultados da pesquisa podem vir a contribuir para o estabelecimento de parâmetros de aperfeiçoamento das atividades mediadoras da biblioteca. Para tanto adotou-se como referencial teórico as contribuições de Almeida Junior, Gomes e Perrotti. Os resultados alcançados até o momento correspondem à identificação de atividades-chave da mediação explícita e implícita, seus atributos e subatributos, assim como 14 (quatorze) zonas de interseção entre as atividades de mediação explícita e implícita, sendo que neste trabalho são apresentadas 04 (quatro) delas: a construção da ambiência informacional de qualidade e inclusiva; a adoção de dispositivos de apoio à inclusão; a mediação da informação em ambientes virtuais e a qualificação do bibliotecário-mediador de leitura. Na etapa da pesquisa em andamento se está analisando com maior acuidade os possíveis indicadores de qualidade dessas atividades, como também identificando e analisando elementos constitutivos das cinco dimensões da mediação da informação que têm maior ou menor tendência de alcance a partir dessas zonas de interseção, buscando-se contribuir para a maior efetividade da mediação para o acesso, uso e apropriação da informação.

Acesse o texto completo

Compartilhe


Veja também