Temos ouvido falar tanto de inteligência artificial (IA) que até já cansou, né? Mas a conversa nem começou ainda….. é claro que existem muitas dúvidas e especulações, mas é fato que não dá para imaginar […]
Temos ouvido falar tanto de inteligência artificial (IA) que até já cansou, né? Mas a conversa nem começou ainda….. é claro que existem muitas dúvidas e especulações, mas é fato que não dá para imaginar um futuro sem considerá-la e todas (TODAS) as áreas serão afetadas por ela. Não é uma questão se vai impactar as bibliotecas, mas quando.
A atenção à inteligência artificial ganhou destaque quando o computador IBM Deep Blue venceu uma partida de xadrez ao jogar com o campeão Garry Kasparov em 1997. Outras partidas foram realizadas, com Kasparov mantendo sua hegemonia, porém esta derrota evidenciou a possibilidade de prover uma máquina com informações e ela ser capaz de tomar decisões com base….
Texto de: Liliana Giusti Serra é Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquisa Filho (UNESP). Mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Profissional da informação dos softwares Sophia Biblioteca, Philos e Sophia.