Mediação de clubes de leitura (Curso EaD)

De 6/03/2023 até 30/04/2023

APRESENTAÇÃO 

Mediar um clube de leitura é uma arte acessível e poderosa. Colocar a leitura literária na centralidade de um círculo organizado é transformador. Alteridade, escuta, cidadania e pertencimento: são essas pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade e olhar sensível para seguirmos ampliando laços e sentidos sociais.

O curso tem como eixos condutores teoria, prática e metodologia dialógica aliadas para quem deseja se conectar ao movimento de mediação de clubes de leitura (virtuais e presenciais), para aprofundar as estratégias e visão sobre o compartilhamento da leitura literária numa experiência coletiva e colaborativa com a formação de leitoras e leitores no Brasil.

 CONTEÚDOS  

  • Módulo 1 – Introdutório | 2 semanas 

Exposição dialogada, com apresentação de textos teóricos e literários para pavimentar um chão comum entre os participantes. Introdução dos temas da mediação de leitura e dos clubes de leitura, com debates e apresentação sobre as estratégias com públicos e exemplos práticos, conceito, curadoria de livros e exercícios preparatórios para a mediação.

  • Módulo 2 – Aprofundamento | 2 semanas 

Apresentação de textos teóricos sobre formação de leitores de autores reconhecidos mundialmente, e compartilhamento de propostas e estratégias reflexivas de conceitos e pressupostos apresentados no módulo anterior. Também serão abordadas cinco obras literárias de diversos gêneros a fim de que o participante experimente a vivência em clubes de leitura, para aprofundar os diálogos sobre os caminhos da mediação visando a efetiva formação de leitores nos espaços das bibliotecas em que atuam.

  • Módulo 3 – Comunicação | 2 semanas

Conceitos, estratégias e experiências para que a comunicação seja aliada dos mediadores, tanto para clubes de leitura virtuais como para os presenciais. A implementação e a perenidade de um clube de leitura dependem de uma comunicação fluida, inspiradora e permanente.

  • Módulo 4 – Supervisão: organização de projeto de mediação de um clube de leitura | 2 semanas

Realização de exercícios práticos como mediadores e também de participação em clubes mediados pelos colegas do curso. Serão formados duplas ou trios de medidores, com elaboração de curadoria coletiva respeitando a bibliodiversidade. O módulo contempla a experiência da preparação de um roteiro de mediação e da mediação de um clube de leitura. Posterior à mediação, será promovida a reflexão do grupo visando pensar sobre a experiência, as duplas/os trios receberão retorno da tutoria e da coordenação pedagógica, com pontos a serem refletidos e aprimorados tanto do roteiro como da prática de mediação.

PÚBLICOS E PRÉ-REQUISITOS: trabalhar em bibliotecas de acesso público (80% das vagas para São Paulo e 20% para outros Estados brasileiros); ter ensino superior completo ou em andamento; ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.

Vagas: 240

Carga horária: 56 horas/aula

Plataforma: Moodle

Formato: 100% a distância

Certificação: será concedida aos participantes que concluírem integralmente o curso em até dois meses após a finalização.

Realização: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Pré-inscrições: de 16 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023

Análise e seleção dos inscritos: de 7 a 17 de fevereiro de 2023

Divulgação dos selecionados (por turma): até 20 de fevereiro de 2023

Dúvidas e mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Compartilhe


Governo do Estado de SP