Agenda: Competência em informação e midiática: bibliotecas, culturas digitais e protagonismo social (Curso on-line)

De 7/12/2022 até 9/12/2022

A formação abordará como ações de competência em informação e midiática podem desenvolver o protagonismo social em prol de seu empoderamento, engajamento cívico, exercício da cidadania e compreensão da realidade quando inseridas nos princípios críticos e dialógicos do acesso e do incentivo à informação, à leitura e à cultura pelas bibliotecas. O curso objetiva conscientizar e sensibilizar as/os participantes para que possam estruturar e compartilhar atividades formativas de educação em informação e mídia nas esferas das bibliotecas e das culturas digitais.

OBJETIVOS

• Conscientizar e sensibilizar sobre princípios e vertentes da competência em informação e midiática nos contextos das bibliotecas e das culturas digitais;
  • Apresentar como o acesso e o incentivo à informação, à leitura e à cultura podem desenvolver a competência em informação e midiática em prol do protagonismo social;
  • Abordar os referenciais teóricos e compartilhar boas práticas sobre o tema;
  • Incentivar a reflexão a respeito da aplicabilidade da competência em informação e midiática no ambiente da biblioteca;
  • Propor e incentivar a estruturação de ações formativas de educação em informação e mídia para o desenvolvimento do protagonismo social nos cenários das bibliotecas e das culturas digitais.

Camila Araújo é doutora e mestra em Ciência da Informação, e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordena do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Desde 2006 é pesquisadora sobre competência em informação e sua transversalidade. Atua como docente substituta nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da Unesp Marília há 10 anos.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Realização: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Público: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.

Acessibilidade: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas por e-mail, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.
Importante: Os links para acesso à plataforma serão enviados um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até duas semanas após a finalização do curso, mediante frequência mínima de 75%.
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
7, 8 e 9 de dezembro de 2022