Fonte: Siseb – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
Criado em 2008, o Seminário Internacional Biblioteca Viva chega à sua 12ª edição como um dos mais importantes eventos da área em toda a América Latina. É uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 650 bibliotecas públicas existentes no território paulista.
O Seminário é parte integrante de um conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o SisEB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, gerenciadas e executadas pela SP Leituras, para o desenvolvimento da biblioteca contemporânea como casa da palavra, como espaço para exercício da liberdade, da formação ampliada e da construção autônoma do conhecimento.
Em 2021 o evento acontecerá de 2 a 6 de agosto, ineditamente no formato virtual, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 500 mil histórias perdidas no país nesse período.
Nos encontraremos virtualmente para refletir e dialogar sobre os desafios e as problemáticas que se apresentam nesses novos tempos, para participar de palestras e mesas-redondas de alta qualidade, para compartilhar saberes, trocar experiências, confabular com quem produz literatura, interagir com ideias ousadas e sérias, e conhecer alternativas para acurar cada vez mais as bibliotecas brasileiras. A apresentação de painéis, um dos momentos altos do evento, reunirá experiências que permanecem firmes e atentas com o compromisso de fortalecer e aprimorar a qualidade dos programas e dos serviços prestados às comunidades.
Seguimos juntas e juntos, para pensar, conversar e fazer bibliotecas vivas para todos nós, para hoje e para o futuro.
Organização: SISEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo