Gerenciar Cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Política de Cookies

Sempre ativo

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir

Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir

Filtro de Daltonismo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Estratégias em EAD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará (Artigo científico)

Resumo: Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencialdas dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) paraofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). […]

23 de agosto de 2021 1:27 pm Biblioteca universitária, Destaque

Resumo: Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencial
das dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) para
ofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). O Plano Nacional
de Educação (PNE) 2014-2024, Lei nº 13.005 contempla estratégias e ações para alcançar as
metas da EaD de expandir vagas na educação superior. Apoiando-se na abordagem da ecologia
da informação busca-se conhecer o ambiente informacional da biblioteca, utilizando a Análise
SWOT para coletar informações do seu ambiente interno e externo que servirão como insumo
para a elaboração de estratégias informacionais. A pesquisa é classificada como exploratória e
utilizou a entrevista não dirigida como instrumento de coleta de dados. Como considerações
parciais, após a análise das entrevistas constatamos que os conteúdos informacionais de
acesso aberto, como o Repositório Institucional (RI) e de acesso restrito como livros
eletrônicos, foram considerados pontos fortes e quanto aos pontos fracos percebidos no
SB/UFC para a atuação em EaD, um dos aspectos mais enfatizados foi o desconhecimento da
metodologia de estudo-ensino e as tecnologias usadas em EaD, por parte dos bibliotecários.

Fonte: SNBU – Edição: 19 – Ano: 2016 (UFAM – Manaus/AM)

Acesse texto completo

Compartilhe


Veja também