Filtro de Daltonismo

Estratégias em EAD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará (Artigo científico)

Resumo: Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencialdas dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) paraofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). […]

23 de agosto de 2021 1:27 pm Biblioteca universitária, Destaque

Resumo: Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencial
das dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) para
ofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). O Plano Nacional
de Educação (PNE) 2014-2024, Lei nº 13.005 contempla estratégias e ações para alcançar as
metas da EaD de expandir vagas na educação superior. Apoiando-se na abordagem da ecologia
da informação busca-se conhecer o ambiente informacional da biblioteca, utilizando a Análise
SWOT para coletar informações do seu ambiente interno e externo que servirão como insumo
para a elaboração de estratégias informacionais. A pesquisa é classificada como exploratória e
utilizou a entrevista não dirigida como instrumento de coleta de dados. Como considerações
parciais, após a análise das entrevistas constatamos que os conteúdos informacionais de
acesso aberto, como o Repositório Institucional (RI) e de acesso restrito como livros
eletrônicos, foram considerados pontos fortes e quanto aos pontos fracos percebidos no
SB/UFC para a atuação em EaD, um dos aspectos mais enfatizados foi o desconhecimento da
metodologia de estudo-ensino e as tecnologias usadas em EaD, por parte dos bibliotecários.

Fonte: SNBU – Edição: 19 – Ano: 2016 (UFAM – Manaus/AM)

Acesse texto completo

Compartilhe


Veja também