Atendimento remoto das bibliotecas via Microsoft Teams: relato de experiência do Senac São Paulo (Artigo Científico)

Resumo: O cenário é a pandemia e o fechamento das bibliotecas e mesmo quando por um tempo se libera a abertura com o retorno das aulas, a permanência no espaço de interação é prejudicada e […]

26 de janeiro de 2022 4:02 pm Artigo, Destaque

Fonte: Brapci – Base de Dados em Ciência da Informação

Resumo: O cenário é a pandemia e o fechamento das bibliotecas e mesmo quando por um tempo se libera a abertura com o retorno das aulas, a permanência no espaço de interação é prejudicada e por um tempo a ocupação do lugar de forma autônoma, agora é feita apenas por agendamento para retirada de livros no balcão. Diante desse cenário a equipe do Senac Campinas no Estado de São Paulo busca inovação com a criação de um espaço para conexão dos alunos e docentes, uma espécie de sala de aula no Microsoft Teams, sistema adotado pela instituição para atender as demandas das aulas remotas. Assim, a equipe experimenta realizar os atendimentos utilizando os recursos de chat, o agendamento de reuniões e publicações de conteúdo organizado em canais. Além de um fortalecimento da parceria já existente entre as equipes da biblioteca com a coordenação educacional. Nesse cenário que o artigo pretende relatar a experiência e detalhes desse processo de criação da Biblioteca Teams no Senac São Paulo, que desde julho de 2020 até fevereiro de 2021, serão apresentados o processo inicial e os resultados obtidos até o momento, com a criação do espaço virtual em todas as unidades do Senac São Paulo, como o principal recurso de atendimento à comunidade escolar, servindo ainda de espaço de interação com a comunidade externa.

Fonte: Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; v. 6 n. esp. (2021); 41-63

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