Tem como objetivo apresentar estratégias de ensino que podem contribuir para a formação da competência em informação no contexto da biblioteca escolar. Traz uma contextualização da competência em informação em face à relação entre biblioteca e cultura escolar, demonstrando a importância do bibliotecário se apropriar de técnicas de ensino que possam subsidiar a formação para a competência em informação.
Fonte: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)
Resumo: Tem como objetivo apresentar estratégias de ensino que podem contribuir para a formação da competência em informação no contexto da biblioteca escolar. Traz uma contextualização da competência em informação em face à relação entre biblioteca e cultura escolar, demonstrando a importância do bibliotecário se apropriar de técnicas de ensino que possam subsidiar a formação para a competência em informação. Pondera sobre a atuação do bibliotecário escolar, evidenciando que lhe falta uma formação que atenda melhor a prática pedagógica, mas por outro lado ressalta as funções educativas exercidas pelo bibliotecário, o caráter educativo de suas ações e como as formas pedagógicas classificadas em elementares e complexas se aplicam na biblioteca. Destaca a importância do trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores, que influencia diretamente a formação de habilidades relacionadas à informação. É uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. Conclui que é necessário levar em consideração os objetivos e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes na escolha da estratégia a ser utilizada, dando preferência às metodologias que promovam a participação estudantil no processo de aprendizagem de forma ativa. Evidencia a relevância da integração da competência em informação com o currículo escolar, sem ignorar a contribuição das ações extracurriculares e da educação não formal para o desenvolvimento de todas as dimensões da competência em informação.
Fonte: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021); 1-27