Apresentações do Boas práticas no 4º Encontro entre bibliotecas.

O Boas Práticas surgiu com o intuito de promover a troca de experiências e a disseminação de novas ideias no âmbito da rede de bibliotecas do Centro Paula Souza.  Estes objetivos são ampliados pelo “Acontece […]

5 de fevereiro de 2024 10:27 am Boas práticas, Destaque, Manchete

O Boas Práticas surgiu com o intuito de promover a troca de experiências e a disseminação de novas ideias no âmbito da rede de bibliotecas do Centro Paula Souza. 

Estes objetivos são ampliados pelo “Acontece nas Bibliotecas”, entendido como uma vitrine do que ocorre nas unidades. Espera-se que seja também uma forma de dissipar a ideia de que os responsáveis pelas bibliotecas se limitam a armazenar e emprestar livros.  

Com a divulgação dessas ações por meio deste canal, pretende-se reforçar a ideia da atuação profissional como mediador e educador disposto a contribuir com a comunidade escolar e o processo de aprendizagem dos alunos. 

Para o 4º Encontro, foram selecionados trabalhos de temáticas variadas: ações culturais e de incentivo à leitura, oficinas, prestação de serviços inovadores, uso de redes sociais entre outras atividades que podem ser replicadas nas demais unidades.   

Registramos a seguir uma mostra desses projetos.

Cálica Marques Ananias – Bibliotecária

Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros – Garça

Projeto – Clube do Livro – Versa sobre o incentivo à formação leitora na adolescência.

Este Clube do livro surgiu de uma iniciativa dos alunos visando incentivar a leitura, melhorar o vocabulário, a comunicação, a criatividade, assim como o sentimento de pertencimento à biblioteca e à comunidade escolar. As reuniões, que acontecem uma vez por mês, são pautadas pelas motivações e questionamentos que marcaram as leituras da vez.  

A escolha do livro ocorre por meio de um aplicativo em que cada aluno sugere um título para a realização de um sorteio. Como estratégia para sanar a dificuldade de disponibilização de livros em número suficiente aos integrantes do clube, recorreu-se títulos disponíveis no Biblion

Haidê Augusta da Rosa – Bibliotecária

Etec Orlando Quagliato – Santa Cruz do Rio Pardo – SP

Projetos:

Café filosófico – versa sobre o incentivo à leitura literária e formação leitora dos alunos, no intuito de prepará-los para avaliações externas.

Para a formação de bons leitores é necessário que o aluno ou usuário da biblioteca tenha um contato mais íntimo com os livros, ou qualquer que seja o material impresso ou tipo de texto. E para isso é importante que o material seja apresentado de forma que desperte a curiosidade no adolescente. Uma parceria entre bibliotecário e professores para desenvolver programas de leitura visando facilitar ou estimular ainda mais o aprendizado e entendimento do aluno dentro da sala de aula. Para partilhar essa experiência e divulgá-la, foi elaborada uma proposta no formato de um livreto.​ Acessehttps://heyzine.com/flip-book/538d598c2c.html#page/1  

Semana Paulo Freire – visa apresentar e divulgar a vida e a obra de Paulo Freire, seu método de ensino e sua influência na Educação do Brasil e do mundo.

Como parte do Calendário Escolar do Centro Paula Souza, a Biblioteca da Etec Orlando Quagliato realiza a Semana Paulo Freire com atividades envolvendo a comunidade escolar e a comunidade em geral. Todo o ano é elaborado um projeto em que são desenvolvidas atividades relacionadas ao Educador Paulo Freire. A cada ano os temas se diferem, mas os propósitos e objetivos são os mesmos. Desde 2020 estas atividades são propostas, elaboradas e executadas pela bibliotecária da Unidade de Ensino visando unificar as atividades e dando sentido às propostas contidas no calendário escolar do Centro Paula Souza. 

2021:  https://www.youtube.com/watch?v=TWGjODbmd44&t=400s

2022:  https://www.youtube.com/watch?v=oF812_ntIVs

2023: https://www.youtube.com/watch?v=wfcTYvDKW3Y ​  ​ ​

Edilson Floriano dos Santos – Bibliotecário

Etec Carlos de Campos – São Paulo – SP

Projetos:

Em 2023 foram desenvolvidos três projetos nesta unidade que mereceram destaque no 4º Encontro. O primeiro, Leitura de Imagem, teve o propósito de trazer a reflexão sobre as diversas formas de leitura ao incentivar os alunos a analisarem quadros, fotos e imagens de renomados artistas, descrevendo com uma análise crítica as suas impressões. 

O segundo – Caligrafia cursiva Itálica – surge no intuito de estimular a autoestima de alunos com dificuldade de escrita cursiva. Propôs-se exercícios de caligrafia aos alunos interessados em mudar ou melhorar a habilidade de escrita. A atividade se deu através de encontros esporádicos e os alunos podiam realizar o curso também à distância.  

A terceira ação – Pontos culturais – foi divulgar nos murais e canais da escola os pontos culturais relevantes do entorno da unidade escolar sugerindo à comunidade escolar passeios culturais e gratuitos.  

Acesse esse e outros trabalhos deste bibliotecário em: https://bibliotecacarlosdecampos.blogspot.com/p/repositorio-institucional-do.html   

Compartilhe


Veja também