Apresentações do Boas práticas no 4º Encontro entre bibliotecas.
Apresentações do Boas práticas no 4º Encontro entre bibliotecas.
Para o 4º Encontro, foram selecionados trabalhos de temáticas variadas: ações culturais e de incentivo à leitura, oficinas, prestação de serviços inovadores, uso de redes sociais entre outras atividades que podem ser replicadas nas demais […]
Para o 4º Encontro, foram selecionados trabalhos de temáticas variadas:
ações culturais e de incentivo à leitura, oficinas, prestação de serviços
inovadores, uso de redes sociais entre outras atividades que podem ser
replicadas nas demais unidades.
Registramos a seguir os demais projetos selecionados.
Carla Manin Paggiaro – Professora do Biblioteca AtivaEtec Comendador João Rays – Barra Bonita
Projeto – Memórias afetivas – centra-se na coleta e compartilhamento de memórias afetivas relacionadas a livros da infância.
O projeto envolve a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e funcionários, na celebração da literatura e das memórias literárias. O objetivo é criar uma conexão entre os participantes, permitindo que compartilhem experiências pessoais relacionadas a livros. O vídeo resultante e as histórias compartilhadas visam inspirar outros a explorarem o mundo da leitura e a valorizarem suas próprias memórias literárias. Esse e outros trabalhos foram postados nas redes sociais da escola.
link: https://www.facebook.com/100008118548471/videos/1669969403491784/Ana Maria Ap. Falcão TogniETEC 104- Escola Trajano Camargo – Limeira – SP
Projeto – Desenho e Poesia – busca incentivar a leitura, a escrita, a criatividade e o envolvimento dos alunos entre si, entre os docentes, funcionários e a Biblioteca.
O Concurso de Desenho e Poesia é uma atividade realizada anualmente, envolvendo os docentes das áreas de Português, Literatura e Artes, e alunos que gostam de escrever e desenhar. Para realizar o projeto, a Comissão da Biblioteca reuniu-se para discutir, definir etapas e dividir as tarefas. Dessa forma, cada integrante ficou responsável por uma parte da atividade como elaboração de cartazes, divulgação, votação para a escolha dos melhores, divulgação dos ganhadores, compra dos brindes, premiação (entrega dos brindes), registro fotográfico e relatório da atividade.Em 2023, a votação foi realizada online por meio de QR CODE. Essa atividade promove um envolvimento sincronizado entre os participantes, além de estimular também o convívio com aqueles que, até então, não frequentavam a Biblioteca.Elizangela Geraldina Fraga – BibliotecáriaFatec Guarulhos
Projeto – Empréstimo das coisas – consiste no empréstimo de materiais não bibliográficos deixados no armário dos achados & perdidos da Unidade.
A Biblioteca das Coisas tem como objetivo oferecer aos alunos e servidores (ativos e inativos) o empréstimo de objetos deixados no setor de Achados e Perdidos, localizado na biblioteca, com o intuito de estimular a cultura do compartilhamento e ampliar o papel da Biblioteca como disseminadora de informação. Essa é uma proposta de economia circular alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incentivando o consumo sustentável, ao mesmo tempo em que promove um maior engajamento com os clientes/usuários da biblioteca. Como resultado, a ação levou a um aumento considerável na frequência de usuários da Biblioteca da Fatec Guarulhos, reforçando uma tendência que vem sendo observada semestre a semestre. Destacamos, também, que, ao desenvolver essas atividades, percebemos um maior engajamento da Comunidade Acadêmica como promotora e incubadores de ideias, em que todos podem tomar parte como agentes da mudança, contribuindo com a formação de laços e a valorização das noções de cidadania.