4º Encontro Entre Bibliotecas das ETEs e FATECs do CPS.

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, o Centro Paula Souza foi palco do 4º Encontro Entre Bibliotecas das ETECs e FATECs, realizado quase dez anos após o último, foi um evento muito […]

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, o Centro Paula Souza foi palco do 4º Encontro Entre Bibliotecas das ETECs e FATECs, realizado quase dez anos após o último, foi um evento muito aguardado. Reuniu 150 bibliotecários entre outros colaboradores atuantes nas bibliotecas das unidades, contou com a participação de nove palestrantes. Teve início com uma cerimônia de abertura calorosa, onde os participantes puderam se conectar e compartilhar suas expectativas nos dois dias de atividades.

Com uma programação diversificada, o encontro abordou temas cruciais para o desenvolvimento dos trabalhos executados nas bibliotecas, contamos também com a apresentação do Boas Práticas, atividades estas desenvolvidas pelos profissionais da Instituição e compartilhada durante os dois dias de encontro.

Promoveu momentos memoráveis como a comemoração da “chegada” dos novos bibliotecários, marcado por palestras inspiradoras, mesa redonda e a apresentação do RIC-SP (Repositório Institucional do Conhecimento).

Destaques da Programação:

Palestras: Nove palestrantes especializados trouxeram insights valiosos sobre as tendências atuais em biblioteconomia, abordando desde a transformação digital até as estratégias para promover a leitura e a pesquisa nas instituições de ensino.

Mesa Redonda: A mesa redonda reuniu profissionais experientes, responsáveis pelas principais coordenadorias correlacionadas às bibliotecas, para discutir desafios comuns e propor soluções inovadoras. O diálogo estimulou à exposição de angústias e desafios enfrentados pelos participantes, o que acarretou troca de experiências num ambiente propício de reflexão e aprendizado colaborativo.

Apresentação do RIC-SP: O evento também proporcionou a oportunidade única de conhecer o Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS), destacando a importância da parceria entre bibliotecários, professores e gestores na promoção de serviços essenciais para a comunidade acadêmica.

SIG Biblioteca – Módulo Inventário: O Sistema Integrado de Gestão (SIG)- Biblioteca, dividido nos módulos Referência, Processamento Técnico e Inventário, reuni dados estatísticos importantes para a tomada de decisões do CGD junto ao GDS. Tema central mais aguardado por muitos, apresentado com workshops práticos e apresentações detalhadas sobre como otimizar o uso da ferramenta para aprimorar a gestão e facilitar o acesso à informação. Tendo em vista a data de entrega dos relatórios e considerando as inúmeras dúvidas apresentadas no encontro, reservou-se pós-evento, momentos de atendimentos exclusivos àqueles que necessitassem.

No segundo dia de encontro houve apresentação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que oficializou a parceria com o CPS e a partir de 2024 as unidades receberão um exemplar impresso de sua revista Explanou-se sobre a instituição e a composição da Revista, e contamos com apresentação da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura, economia e Indústrias Criativas (SiSEB), que demonstrou um panorama sobre a nova composição das bibliotecas estaduais e se colocou à disposição para fomento da cultura por meio das nossas bibliotecas.

O 4º Encontro Entre Bibliotecas trouxe diversos esclarecimentos, principalmente, aos novos colaboradores sobre políticas, principais instruções e ferramentas disponibilizadas pelo CPS. Elucidou Proporcionou discussões enriquecedoras, elucidando as demandas e realidades de cada unidade, por vezes novos, tanto para os participantes quanto para os convidados palestrantes. Também oportunizou networking o que vem a fortalecer a comunidade e atuação de cada colaborados nas bibliotecas do Centro Paula Souza.