Semana Paulo Freire: Educação e Arte – Etec Orlando Quagliato

Exposição de obra de Arte Naïf com a Artista Fátima Camargo. Tem como objetivo:• Realizar atividades na Semana Paulo Freire• Promover exposições de artes, enfatizando a produção local;• Levar a comunidade escolar, discentes e docentes […]

13 de abril de 2023 3:24 pm Boas práticas

Exposição de obra de Arte Naïf com a Artista Fátima Camargo. Tem como objetivo:
• Realizar atividades na Semana Paulo Freire
• Promover exposições de artes, enfatizando a produção local;
• Levar a comunidade escolar, discentes e docentes a refletir a arte como um processo educativo e cultural;
• Oferecer ao artista a oportunidade de mostrar e divulgar sua produção artística com espaços para exposição e demonstração de seus trabalhos.

Como parte do Calendário Escolar do Centro Paula Souza, a Biblioteca da Etec Orlando Quagliato realiza na semana Paulo Freire, atividades envolvendo a comunidade escolar em geral. Neste ano colocando em evidência a artista plástica da cidade Fátima Camargo, fazendo um paralelo com Paulo Freire e a “Pedagogia da Libertação”. Para o educador, a arte, principalmente, a arte popular e a educação têm uma relação muito estreita. Ele afirma que “Ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Essa exposição com Fátima Camargo é uma forma de possibilitar e incentivar os alunos a aprenderem também com arte. Ivone de Fátima Camargo Vicentini. Neta e filha de agricultores, nasceu e foi criada na zona rural de Santa Cruz do Rio Pardo – São Paulo. Casada e mãe de três filhos, sempre trabalhou no cultivo de sementes e hortaliças. Portanto, muito a ver com o perfil dos nossos “agricolinos”. Em 2007, diante de um conflito interior sentiu a necessidade e desejo de colocar em forma de arte os seus sentimentos, inicia aí seu relacionamento com a arte, em especial a pintura da arte Naïf, Reconhecida mundialmente, em sua vida de artista foi colecionando muitas premiações importantes com exposições nacionais e internacionais, como por exemplo: Canadá, México, Cuba, Peru, Portugal e em várias cidades aqui do Brasil. Além disso tudo, também escreve poesias.

Idealização, organização e curadoria: Haidê Augusta da Rosa – Bibliotecária e Francis Pegorer Godoi – Diretor da Unidade.

Importante: O conteúdo do post é de responsabilidade da unidade de ensino.

Compartilhe


Veja também