Projeto Café Literário – Etec Orlando Quagliato

Este projeto tem como objetivo estimular o jovem ao hábito de ler e frequentar a Biblioteca, incentivando também a leitura de livros de literatura que geralmente fazem parte da lista de vestibulares. Motivar a leitura […]

7 de dezembro de 2022 1:53 pm Boas práticas, Destaque

Imagem: Etec Orlando Quagliato

Este projeto tem como objetivo estimular o jovem ao hábito de ler e frequentar a Biblioteca, incentivando também a leitura de livros de literatura que geralmente fazem parte da lista de vestibulares. Motivar a leitura e a escrita de forma mais prazerosa e lúdica, proporcionando um melhor entendimento e interpretação das obras.

O método utilizado constituiu de convites em sala de aula, explicando o Projeto, definição das obras, datas de discussão e preparação do ambiente de acordo com o assunto do qual se tratou cada livro. Posteriormente, discussão dos livros: contexto histórico, autor, movimento literário e a obra em si. Finalizando com apresentação de peça teatral ou performances artísticas, idealizadas e adaptadas pela Bibliotecária e apresentadas pelos próprios alunos, fazendo uso da ludicidade como estratégia de motivação para a efetiva participação. Após cada discussão, é oferecido um café, para maior integração entre a comunidade escolar.

No decorrer das atividades e conforme, observou-se que os alunos desenvolveram maior autonomia na procura de livros para leitura e maior frequência na Biblioteca. Constatou-se também, de acordo com conversas informais com professores, maior criatividade e coerência na produção de textos, além ainda de melhoria no rendimento escolar, proporcionando, consequentemente, melhor desempenho nos exames vestibulares. Este projeto, realizado desde 2012, foi proposto e aceito pela direção da escola, objetivando incentivar o público da comunidade escolar a desenvolver o hábito de ler como forma de prazer e não como algo imposto ou obrigatório e com isso proporcionar ao aluno a oportunidade de adquirir e/ou aprimorar seu conhecimento.

Idealização: Haidê Augusta da Rosa – Bibliotecária – CRB 8ª 4860

Importante: O conteúdo do post é de responsabilidade da unidade de ensino.

Compartilhe


Veja também