Agenda: Uso da tecnologia social da memória em bibliotecas

De 13/12/2022 até 16/12/2022

A formação apresentará conceitos, ferramentas e técnicas da Tecnologia Social da Memória, metodologia criada e desenvolvida pelo Museu da Pessoa, para aplicação em projetos e ações voltados para a memória, as histórias de vida e o patrimônio.

CONTEÚDO

Encontro 1 – Tecnologia Social da Memória: introdução
Apresentação e explicação sobre a metodologia, além dos conceitos iniciais sobre a memória, as histórias de vida e o patrimônio.
Encontro 2 – Tecnologia Social da Memória: criar sentido
Exposição de duas ferramentas que auxiliam a criar o sentido da memória a ser trabalhada: o diagrama de sentido e a linha do tempo coletiva.
Encontro 3 – Tecnologia Social da Memória: construir – roda e círculo de histórias
Apresentação de duas ferramentas que permitem o compartilhamento das memórias: a roda de histórias e o círculo de histórias. Por meio da realização dessas atividades, cada participante vai perceber-se autor da história, bem como descobrir o valor da história do outro.
Encontro 4 – Tecnologia Social da Memória: entrevistas e relatos biográficos
Outra forma de registrar as histórias de vida é por meio da entrevista, uma prática de interação entre dois lados: quem conta e quem pergunta/escuta. Serão trabalhadas as entrevistas de histórias de vida e dicas de como fazer antes e durante os encontros.

Sônia London é coordenadora de formação, graduada em Letras pela Faculdade de Língua e Literatura Francesa e pós-graduada em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como formadora de profissionais de educação infantil e de projetos de educação complementar na ONG Crechepla. Foi supervisora da área pedagógica na Secretaria Estadual do Menor do Estado de São Paulo e coordenadora nacional da Fundação Fé e Alegria do Brasil, e de projetos da Fundação Gol de Letra. É responsável pela área do Educativo do Museu da Pessoa desde 2002.

Stéfani Dias é técnica em Química pelo Instituto Federal de Santa Catarina, graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina e mestranda em História pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como educadora patrimonial no Instituto Ilha do Campeche (IPHAN) e como professora do Senac São Paulo. Atualmente está na área do Educativo do Museu da Pessoa como formadora e pesquisadora.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Realização: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Público: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.

Acessibilidade: Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas por e-mail, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.
Importante: Os links para acesso à plataforma serão enviados um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até duas semanas após a finalização do curso, mediante frequência mínima de 75%.
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2022