Agenda: Biblioteca virtual – aspectos regulatórios e boas práticas (webinar)

18/11/2021

Fonte: Minha Biblioteca

Benefícios da biblioteca virtual para gestão e reconhecimento das instituições de Educação Superior

Oferecer o máximo de qualidade para formação dos estudantes é o que norteia as instituições acadêmicas que precisam atender as exigências do MEC nos processos para autorização e reconhecimento dos seus cursos.

Através da crescente adoção das bibliotecas virtuais e novas tecnologias, tanto o ensino presencial, quanto o ensino remoto, ganharam um novo dinamismo, oferecendo ganhos de eficiência para as IES e a prática acadêmica de professores e estudantes.

No entanto, é preciso que as IES estejam atentas aos requisitos do MEC para melhor avaliar a biblioteca virtual a ser adotada. Entre os principais pontos estão a qualidade e variedade dos títulos de acordo com as bibliografias dos cursos, integração com sistemas de gestão, facilidade de acesso simultâneo e ilimitado, métricas de uso e redução de custos.

Neste webinar vamos abordar temas sobre:

  • Como a plataforma Minha Biblioteca apoia as IES nos processos junto ao MEC e na obtenção do conceito 5 (Indicadores 5.9 e 5.10 dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa de credenciamento e recredenciamento e Indicadores 3.6 e 3.7 dos Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação para autorização e reconhecimento)
  • Boas práticas entre os gestores, bibliotecários e o NDE para a implementação e gestão dos acervos virtuais, incluindo ações de capacitação dos usuários
  •  Importância da biblioteca virtual para cursos presenciais e EAD e principais benefícios para gestão mais eficiente dos processos acadêmicos, redução de custos, integração com AVA, acesso online e offline, entre outros.

18/11 às 17h (evento online e gratuito)

Compartilhe