Agenda: As Bibliotecas têm valor: Experiência do Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín (Webinar)

11/03/2022

Fonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

O webinar trará reflexões sobre o valor econômico e social das bibliotecas públicas, como bens não mercantis, e sua importância no bem-estar social dos territórios onde estão inseridas. A partir dos achados e dos produtos derivados do recente estudo de valor do Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín, na Colômbia, serão apresentadas metodologias para que os profissionais possam identificar, apropriar e motivar a realização desse tipo de pesquisa em suas próprias bibliotecas e nos contextos em que atuam.

Objetivo e conteúdo

Apresentar reflexões teóricas sobre o valor econômico e social das bibliotecas públicas, como bens não mercantis, e sua importância no bem-estar social dos territórios onde estão inseridas.

Para isso, toma-se como um caso aplicado o recente estudo de valor do Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín, Colômbia, que por meio do uso de três metodologias diferentes, mas complementares, foi possível chegar aos seguintes indicadores principais: i) o retorno social do investimento; ii) as preferências declaradas pela sociedade para manter e contribuir para o funcionamento dessas bibliotecas e; iii) consenso dos cidadãos sobre o que as bibliotecas significam em suas vidas. Espera-se que, com base na apresentação desses achados e dos produtos derivados do caso Medellín, os profissionais de bibliotecas do Brasil e, principalmente do SisEB, possam identificar, apropriar e motivar a realização desse tipo de pesquisa em suas próprias bibliotecas e nos contextos em que atuam.

PÚBLICOS: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Transmissão: Youtube SisEB • https://www.youtube.com/sisebsp
Acessibilidade: haverá tradução simultânea em português e em Libras.
Importante: Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados por atividade em até um mês após a ação.

Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

 

 

Compartilhe